WFour Cursos
Como abrir uma MEI e começar a empreender

O sonho de muitos trabalhadores no Brasil é de poder administrar o seu próprio negócio. Desde 2009, essa tarefa ficou mais fácil para aqueles que pretendem iniciar no mundo do #empreendedorismo graças ao MEI (Microempreendedor Individual). Através desta opção, os interessados em trabalhar por conta própria e iniciar um empreendimento podem se regularizar perante o governo e ter direito a um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas).
Abrir uma MEI não é uma tarefa difícil, mas exige que os interessados tenham compreensão dos seus deveres como pequenos empreendedores. O cadastro do MEI é realizado no site portaldoempreendedor.com.br e em poucos minutos o novo empreendedor consegue seu CNPJ e pode criar uma conta empresarial em bancos, emitir notas fiscais e buscar empréstimos.

Uma sugestão que vale muito a pena é estar atento às regras de emissão de notas fiscais. É possível obter orientação no Sebrae da sua cidade ou nos portais do Ministério da Fazenda, por exemplo. Mas se você tem dificuldades ou quer que a burocracia fique a cargo de outra pessoa, talvez seja interessante considerar um bom contador.
Vale lembra que nem todo mundo pode virar #MEI, visto que é preciso seguir algumas regras. O faturamento máximo anual de R$ 81.000,00, de janeiro a dezembro. Além disso, a lei impede que o empreendedor tenha mais de uma empresa ao mesmo tempo.
Caso um MEI queira contratar um funcionário, é preciso saber que seu limite é de apenas um trabalhador e que ele deve receber ao menos um salário mínimo ou o piso de sua categoria.
Como abrir uma MEI
Explicamos em suma como você pode abrir uma MEI. Basta acessar o Portal do Empreendedor e fazer o seu cadastro. Porém, vamos detalhar abaixo tudo o que você precisa saber para abrir um microempreendimento individual.
Antes de abrir uma empresa que se enquadre no MEI é importante que você se informe sobre a Lei Complementar nº 128/2008 e os critérios que são exigidos. Também é importante consultar a Prefeitura do seu município para verificar quais são as regras da atividade que você irá realizar. Aproveite também para conferir se a sua atividade é regulamentada e permitida na sua localidade.
Para preencher as informações do Portal do Empreendedor serão necessários os seguintes documentos:
- RG
- CPF
- Comprovante de Residência ou do endereço da Empresa
- Nº da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física caso tenha declarado nos últimos dois anos
- Título de Eleitor
- Vistoria da localização aprovada caso seja necessário.
É importante enfatizar também que todo o crédito do MEI está muito atrelado ao crédito destinado a Pessoa Física (CPF). Caso você tenha restrições em seu nome, talvez seja difícil conseguir empréstimos ou soluções bancárias no mercado. É importante levar isso em consideração antes de elaborar um plano para o seu novo empreendimento.
Criar um novo negócio tornou-se muito mais fácil com a lei do MEI. Porém, ter sucesso com um novo empreendimento pode exigir esforço, conhecimento e especialização.
Como gerenciar uma loja? Como conseguir atrair mais clientes? Quais estratégias de marketing devo seguir? Como fazer com que o Marketing Digital seja eficiente no meu negócio? Como fazer um bom planejamento financeiro? Qual a melhor forma de atender meus clientes?
Todas as dúvidas descritas acima são importantíssimas para você ter sucesso com seu negócio. Além disso, você precisará de soluções e tecnologia para que o seu negócio consiga ter a lucratividade que você espera. Tudo isso você aprende no Curso online de Empreendedorismo, disponível sem mensalidades e com certificado reconhecido.
No curso você irá aprender tudo o que precisa para criar o seu próprio negócio, do início até o sucesso! Ter conhecimento no início de um empreendimento e durante a execução de estratégias é fundamental para que você não fique pedido e consiga utilizar seus investimentos e seu tempo da melhor forma possível.
O Curso online de Empreendedorismo custa apenas R$ 29,90, sem mensalidades e disponível para você estudar no seu próprio ritmo, seja no computador, tablet ou smartphone. O melhor de tudo é que você contará com a ferramenta Business, com softwares e aplicativos e material de anúncio online para você fazer o seu negócio funcionar a todo vapor!
Está com dúvidas sobre o curso? Chame a gente agora que explicamos para você! Basta clicar aqui.
Para saber mais sobre o curso clique no botão abaixo:
E ainda tem o Curso online de Analista Financeiro para você que deseja entender mais de análise financeira: